Graças ao Pai das Totalidades, hoje temos vários exemplares e edições das Escrituras Sagradas. De graça recebemos e doamos na mesma graça. Leia, pesquise, compare, aprofunde-se nos textos disponíveis.
Boa leitura!
Click e tenha as Escrituras Sagradas Hebraicas em árabe e vários outros idiomas.
Ouça o Alcorão Sagrado em português.
O Códex de Leningrado é o mais antigo da bíblia hebraica completa em
existência nos dias de hoje. Embora existam códices mais velhos da bíblia Sagrada, eles não são completos. É considerado um dos melhores exemplos do texto massorético.
Escrito por volta de 1008 EC.,
geralmente aceito ter sido escrito no Cairo.
O Codex Vaticanus é dito ser o mais antigo Manuscrito sobrevivente
em pergaminho. Ele e o Codex Sinaiticus são os dois mais antigos Manuscritos unciais. Eles provavelmente foram escritos no século IV. Foi colocado na Biblioteca do Vaticano, em Roma, pelo Papa Nicolau V., em 1448, a sua história anterior é desconhecida.
Ele consistiu inicialmente em uma cópia completa da Septuaginta e do Segundo Testamento. Como o Sinaiticus, que é de grande valor para os estudiosos bíblicos para ajudar na formação de um texto correto do Segundo Testamento. É referido pelos críticos como o Codex B.
O Aleppo Codex era o mais velho sobrevivente manuscrito hebraico massorético do Primeiro Testamento, muitas páginas foram perdidas durante um motim em 1947. Acredita-se por muitos ser a cópia de maior autoridade da bíblia Hebraica. O texto foi vocalizado e verificado por Aaron Ben Asher, o último e mais proeminente membro dos gramáticos massoréticos de Tiberíades.
O Codex Alexandrinus, também conhecido como Manuscrito 'A', pertence à primeira metade do século V. Este códice contém a Septuaginta e grande parte do Segundo Testamento. Juntamente com o Codex Sinaiticos e com o Codex Vaticanus, este é um dos mais completos Manuscritos gregos antigos das Escrituras Sagradas. Este Manuscrito recebe o nome de Alexandria, lugar onde se acredita que ele foi originalmente escrito.
O Códex Sinaiticus, também conhecido como Manuscrito 'Aleph', é um dos mais importantes manuscritos
gregos já descobertos, pois além de ser um dos mais antigos (séc.IV), é o único códex que contém o Segundo Testamento inteiro. Atualmente acha-se no Museu Britânico. Juntamente com o Códex Vaticanus, é um dos mais importantes Manuscritos gregos para o Criticismo Textual. É escrito em quatro colunas por página, 48 linhas por página.
Link: King James em áudio
ESCRITURAS SAGRADAS PARA BAIXAR:
(Obs: Pode haver erros no material PDF, pelos quais não nos responsabilizamos. Sempre que possível ou necessário, compare com outros textos impressos disponíveis.)